terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O que significa sonhar com você vendo um prédio caindo?

Hoje tive mais um daqueles sonhos carregados de significados, e que me levam a querer registrar.

Sonhei que eu morava em um antigo apartamento (onde eu morei antes de me mudar para meu atual apartamento).

Era um prédio antigo, muito grande, com piscinas, árvores frutíferas, pista de skate, bar, salões de festas e de jogos, academia... Enfim... Era um local muito agradável de se morar.

Mas, com o nascimento de minha primeira filha, a Sara, quis me mudar de lá, pois eu tinha planos de ter outro filho e por isso queria morar em um apartamento maior, e que eu não precisasse descer com meus filhos para brincar - ou seja: queria também uma área privativa.

Uma coisa que me marcou quando saímos de lá, foi observar que, como o prédio era muito antigo, ele necessitava de muito serviço de manutenção da estrutura.

Eu morava neste conjunto de apartamentos,
à direta da foto.
(Foto encontrada na internet)
Este prédio existia desde 1987. Antes de se tornar prédio, era um conhecido restaurante, chamado Monjolo. Minha mãe, inclusive gostava muito de ir lá tomar umas biritas com meu pai.

Bem... Nos mudamos de lá no fim do ano de 2011.

Hoje, 7 anos depois, sonhei que eu morava lá. E que o prédio em frente (que era ainda mais sofisticado do que o meu) iria ser demolido.

Eu me lembro estar na janela de meu escritório, de onde eu via este prédio em frente, do outro lado da Avenida Assis Chateaubriand, e percebi uma movimentação estranha: Estavam preparando para demolir o prédio.

Havia alguém ao meu lado, mas eu não conseguia ver este alguém. Era apenas uma voz, que ia me explicando tudo o que estava acontecendo e tirando minhas dúvidas.

Eu perguntei para esta voz porque um prédio tão sofisticado, em uma região tão nobre da cidade, estava prestes a ser demolido. E a voz me explicou que, embora o prédio fosse realmente muito ostentoso, sua estrutura estava gerando risco para os moradores e os transitantes que por ali passavam.

Isso me gerou profunda reflexão, sobre como não era bom olhar para as construções somente pela aparência. E então, voltei o olhar para o meu prédio, que era ainda mais antigo que o da frente.

Perguntei à voz se o prédio que eu morava também estava em risco e se eu deveria me mudar dali antes que caísse.

A voz me respondeu que sim, a estrutura do meu prédio também estava muito antiga e danificada pelo tempo. Mas que ainda não estava sem solução. Que era necessário fazer reparos urgentes, para evitar que fosse condenado.

O interessante é que eu estava muito atenta a tudo, todas as reflexões, mas sem nenhuma ponta de desespero. Estava em estado alerta, mas em uma grande calma.

E então, de repente, derrubaram o prédio. O predio caiu, igual a um brinquedo de toquinhos de empilhar: não ficou totalmente arruinado - apenas quebrou em pedaços grandes - sem poeira, sem terra, sem sujeira, sem nada.

Conhece este brinquedo?
O prédio caindo no sonho foi como derrubar um brinquedo como este.
(foto retirada da internet)
Ele caiu assim, de frente pro meu prédio. Quase atingiu meu prédio, aliàs, mas não nos afetou.

Eu olhava a cena com muito interesse, e sem estresse algum.

Quando foi observar o prédio caído, vi uma cena muito interessante e até poética, em meio à uma cena de aparente destruição.

Era uma mulher que andava, por cima da construção caída, como se fosse em uma passarela. Era uma moradora do prédio caído, que estava nele, no momento em que foi derrubado.

Ela estava super elegante, calma, sem nenhuma sujeira. Era uma moça branca, com um vestido azul claro e uma sombrinha também azul claro, trajada como europeus de tempos bem antigos.

Era muito parecida com esta moça aqui.
(Foto tirada do pinterest)
Eu achei interessante a calma da moça e como a queda do edifício não a havia afetado em nada. E perguntei para a voz por que ela não havia saído da construção.

A voz me explicou que, mesmo sabendo que a construção estava condenada, muitos moradores ainda insistiam em se manterem nela.

Neste momento, eu estava na rua, andando em frente ao prédio derrubado, e o observando, no intuito de ver se havia mais alguém lá dentro que insistia em se manter habitando em um edifício condenado e derrubado.

Sim, haviam pessoas ali, continuando a levar suas vidas dentro dele, como se nada tivesse acontecido. Achei tudo muito interessante, mas não senti o menor impulso de chamá-los a sair e muito menos os critiquei pela decisão.

Acordei.

Pesquisei no google sobre o significado de sonhar com um prédio caindo, me veio o resultado:

"Todos os significados de sonhar com prédio caindo. Sonhar com prédio velho que pode cair a qualquer momento – Esse é um mal presságio. Algo está diminuindo ou caindo aos poucos. ... Sonhar que está em um prédio caindo – Este sonho significa a sua insegurança em relação a uma grande decisão que precisa ser tomada."

Achei interessante a interpretação do google e vi total sentido, uma vez que estou em uma intensa fase de mudanças em minha vida. Estou me desfazendo de muitas coisas (e pessoas) na minha vida e estou indo em busca de uma aproximação definitiva com meu verdadeiro eu, não importando com o que vão pensar sobre isso.

Obviamente uma busca tão profunda pela autenticidade plena gerará impacto sobre as pessoas que me cercam, e os relacionamentos nos quais estou. Então, talvez faça bastante sentido este sonho sim.

E escrevendo agora sobre meu sonho e sobre os sentimentos que ele me gerou, tenho ainda mais certeza de que estou no caminho certo.

"Antigas construções" podem cair, e não me afetarão.

Existirão pessoas que, mesmo sabendo que estas antigas construções estão falidas, insistirão em permanecer nelas. Mas eu verei de fora, respeitarei a decisão destas pessoas e não tentarei interferir nisto.

A construção em que eu me encontro necessita de um olhar mais criterioso de mudanças, para que ela não se torne também condenada.

Aconteça o que acontecer ao meu redor, estou em paz e tem "uma voz" ao meu lado que irá me direcionar a cada momento.

A esta voz, dou o nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram

Postagens mais visitadas