terça-feira, 3 de abril de 2018

Sonho lúcido : existe?

Você já praticou sonho induzido?

E eu achava que isso era uma de minhas bizarrices comportamentais...

Pratico isso desde a infância e nem sabia que era um motivo de estudo sério!


Em outra oportunidade, falarei mais sobre isso. Por hora, vejam só a reportagem (traduzida pelo tradutor do google) que um amigo me enviou:

"Uma técnica para induzir o sonho lúcido foi verificada de forma independente pela primeira vez e pode ser ainda mais eficaz quando combinada com outras. Mais da metade dos participantes sonhava lucidamente durante o julgamento, uma taxa de sucesso recorde em apenas uma semana sem usar intervenção externa .

O sonho lúcido é o termo dado ao estado em que o sonhador está consciente de que está sonhando e tem algum controle sobre como o sonho progride. Uma vez considerado um mito, a ciência confirmou que os sonhos lúcidos existem e descobriu que alguns métodos funcionam para aumentar as perspectivas que as pessoas terão.

No entanto, alguns deles exigem equipamentos avançados, enquanto outros estão longe de serem confiáveis. Isso é lamentável, porque as pessoas aproveitariam muito os sonhos além de utilizar desta ferramenta potencial para curar traumas e controlar comportamentos não saudáveis. O Dr. Denholm Aspy, da Universidade de Adelaide, questionou se a combinação de técnicas traria maior sucesso.

Aspy instruiu 169 participantes em técnicas desenvolvidas para induzir sonhos lúcidos. Um deles, o teste de realidade, faz com que as pessoas tenham o hábito de verificar regularmente para ter certeza de que estão realmente acordadas. A indução mnemônica de sonhos lúcidos (MILD) faz com que os participantes tenham alarmes para acordá-los após cinco horas e recitar “Da próxima vez que eu estiver sonhando, lembrarei que estou sonhando” antes de voltar a dormir. Os praticantes da MILD também imaginam como seria estar em um sonho lúcido.

Na revista Dreaming , Aspy relata que o teste de realidade por si só não produziu nenhum benefício, mas daqueles que tentaram a combinação do teste de realidade e do MILD, 53% tiveram um sonho lúcido durante o período experimental, com 17% de sucesso a cada noite. Ele disse à IFLScience que isso excede qualquer estudo anterior realizado sem intervenções, como máscaras que brilham luzes nos olhos das pessoas na detecção de sono REM.

Dada a falta de benefício apenas do teste de realidade, Aspy reconheceu que os sonhos lúcidos podem ser inteiramente atribuíveis ao MILD. Ele observou, no entanto, que sua taxa de sucesso excede a de estudos anteriores da MILD, mesmo aqueles realizados pelo próprio inventor.

Aproximadamente 55% das pessoas têm um sonho lúcido em algum momento de sua vida, mas para a maioria das pessoas elas são raras. O próprio Aspy se interessou por sonhos lúcidos depois de ter um quando criança, e mudou seu doutorado em psicologia para estudar comunicação não-verbal depois de ter tido um sonho lúcido na noite anterior ao início de seu doutorado.

A maioria dos sonhadores lúcidos inicialmente acorda rapidamente, mas, segundo Ifpy, a experiência pode aprender a estendê-los por até uma hora. Aspy está buscando voluntários para novos estudos, e disse à IFLScience que escolheu o período experimental de uma semana, na esperança de produzir um efeito rápido o suficiente para ser adequado para estudos futuros de aplicações como tratamento de vacas."



Fonte: http://www.iflscience.com/brain/a-technique-to-control-your-dreams-has-been-verified-for-the-first-time/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram

Postagens mais visitadas